[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Onças-pintadas “Oreia e Grandão” – Os bons filhos à casa tornam!!!
Por Henrique Villas Boas Concone – Biólogo Projeto Gadonça
Este é o texto que mais me agradou escrever nos últimos tempos. Ao final de 2009, eu escrevia com muito pesar sobre o desaparecimento aqui da Fazenda San Francisco de duas onças-pintadas, Orelha e Grandão. Na época fazia alguns meses que não víamos nenhum dos dois, e a razão para preocupação era que pelos quase três anos anteriores os dois eram avistados com muita freqüência, e de uma hora pra outra simplesmente deixaram de serem vistos. Apesar de aqui na Fazenda San Francisco as onças (e o resto da fauna toda) serem protegidas, como a caça de onças ainda é freqüente na região do Pantanal nada podemos fazer quando os animais cruzam divisas de fazendas.
Conforme o tempo foi passando, a hipótese de os animais terem sido mortos em alguma fazenda da região ia ficando mais forte, afinal já se passavam praticamente dois anos e meio sem nenhum avistamento dos dois.
Mesmo tristes sem os dois, a vida continua e novas e velhas onças (como a querida Dora) continuaram nos agraciando com sua beleza. Uma dessas onças novas, a Borboleta, começou a ser vista com certa freqüência no corixo desde o final de 2010. No ano de 2011, ela também foi vista várias vezes, e acabou por ser batizada pelas malhas que tem na testa que lembram uma borboleta. Bom, não é que a Borboleta é a responsável pelo melhor presente de Natal que poderíamos receber?
Graças a ela ser uma oncinha bem bonita e exibida, ela foi vista algumas vezes acompanhada de machos. No começo de dezembro passado a guia Roberta me manda uma mensagem: “Henrique, hoje vimos a onça borboleta com um macho no corixo, cena sensacional!”.
Leia noticia completa no nosso blog com as fotos das oncas
http://blogpantanalfazendasanfrancisco.blogspot.com/
Veja vídeo das Onças-pintadas durante o Passeio de Chalana no Pantanal
Veja vídeo das Onças-pintadas copulando durante o Passeio de Chalana no Pantanal
Orelha e Grandão de volta à Fazenda San Francisco! Feliz 2012 para todos!