Após cheia, nível do rio Paraguai entra em fase de declínio no Pantanal
A partir de agora, o nível do Rio Paraguai no Pantanal sul-mato-grossense deu início a sua fase de declínio. A cheia deste ano levou o rio a alcançar neste ano a marca de 4,06 metros, um dos maiores níveis dos últimos cinco anos.
De acordo com a previsão hidrológica da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, o nível do rio deve ficar abaixo dos 4 meses a partir da próxima, nas réguas de Ladário e Porto Coimbra. Até o começo de agosto, a altura do rio deve cair para 3,77 metros.
Uma das maiores cheias do Rio Paraguai foi registrada em Porto Murtinho, quando seu nível chegou aos 9,71 metros.
A propagação das cheias do rio Paraguai se dá ao longo de vários meses do ano, caracterizando o lento escoamento das águas no Pantanal. Isto se deve à complexa combinação das contribuições de cada planície cujas lagoas e baías funcionam como reguladores de vazão, acumulando água e amortecendo a elevação do nível durante o crescimento da cheia e cedendo água durante a recessão.
Em Mato Grosso do Sul, as estações do Rio Paraguai estão em Bela Vista do Norte, Porto São Francisco, Ladário, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Murtinho.
Venha curtir suas férias no Pantanal – Fazenda San Francisco Pousada e Passeios – Aventura e Lazer no Pantanal do Miranda MS.
Fonte: http://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/apos-cheia-nivel-do-rio-paraguai-entra-em-fase-de-declinio-no-pantanal
NOSSAS REDES SOCIAIS
Facebook
Instagram
Whatsapp
Youtube
O Pantanal é Incrível
Quem conhece o Pantanal coleciona histórias para contar o resto da vida.
Prepare-se para conhecer a fazenda San Francisco que é considerada por especialistas um excelente local para a observação da vida silvestre, sobretudo para FELINOS e AVES, com seis das oito espécies de felinos brasileiros registradas oficialmente. O motivo desta diversidade de animais é a abundância de recursos alimentares em diferentes ambientes como os campos abertos, vazantes, cerrados, corixos, rios e campos de arroz irrigado. Além disso, apóia Projetos de Pesquisa Científica como Gadonça, Jaguatirica, Papagaio-verdadeiro, Herpetofauna e Arara-azul. Esta é uma fazenda produtiva no Pantanal do Miranda. Possui três atividades econômicas, sendo a pecuária, agricultura de arroz irrigado e o turismo.
RECEBA NOSSAS NOTIFAÇÕES
Copyright © 2020 FAZ. SAN FRANCISCO. Todos os Direitos Reservados.