No Pantanal, a Sucuri Amarela tem sido avistada com frequencia no passeio de Safári Fotográfico.

Neste mes de julho e agosto, o avistamento de sucuris amarelas tem sido muito frequente durante os passeios de safari fotográfico no fazenda San Francisco. 

A Sucuri é um animal extremamente difícil de ser avistado, pois fora da água tem muitos predadores como lobinhos, jaguatiricas, jacarés e gaviões .

Nos meses de frio em Julho e Agosto pudemos observar muitas tomando sol pela manhã, por serem répteis de sangue frio. Nos outros meses do ano ela aparece raramente, pois é um animal semi-auquático e pode ficar muitas horas debaixo da água.

As Sucuris, tambem conhecidas como anacondas, estão entre as maiores cobras do mundo. Existem quatro espécies: sucuri verde (Eunectes murinus), sucuri amarela (Eunectes notaeus), sucuri pintada (Eunectes deschauenseei) e sucuri boliviana (Eunectes beniensis). As duas primeiras são as mais conhecidas e a amarela é a que ocorre com mais frequencia no Pantanal do Miranda.

As sucuris não são venenosas. Possuem dentição áglifa, sem dentes inoculadores de veneno. Mas a mordida poderosa atordoa a presa, que é rapidamente envolvida pelo corpo forte e robusto da serpente.

Essas cobras enormes vivem próximas a rios e lagos. Possuem hábito semi-aquático e, apesar de lentas na terra, são muito ágeis dentro d’água. A prova disso está no nome do gênero Eunectes, que significa “boa nadadora”.

Os predadores naturais das sucuris são jacarés maiores, onças-pintadas e, quando estão feridas, viram “almoço” de piranhas. 

O ser humano teme as sucuris. Mas é o maior responsável pela morte desses répteis. Inúmeras sucuris foram e ainda são mortas, não só pelo medo mas pela ganância humana. 

Sua pele é valiosa no exterior e é utilizada para a confecção de vestimentas e acessórios (pastas, bolsas etc.), além de servir de enfeite para muitas paredes estrangeiras. 

Por essas e por outras, a sucuri verde já foi classificada como espécie em risco de extinção. Tão pouco se sabe sobre essas incríveis serpentes e elas já correm o risco de sumir do mapa. No final das contas, esses répteis gigantes não são páreo para o ser humano. 

Por Carolina Coelho 

Foto Edir Alves

MKT Fazenda San Francisco

 

NOSSAS REDES SOCIAIS

Facebook


Instagram


Whatsapp


Youtube

O Pantanal é Incrível

Quem conhece o Pantanal coleciona histórias para contar o resto da vida.

Prepare-se para conhecer a fazenda San Francisco que é considerada por especialistas um excelente local para a observação da vida silvestre, sobretudo para FELINOS e AVES, com seis das oito espécies de felinos brasileiros registradas oficialmente. O motivo desta diversidade de animais é a abundância de recursos alimentares em diferentes ambientes como os campos abertos, vazantes, cerrados, corixos, rios e campos de arroz irrigado. Além disso, apóia Projetos de Pesquisa Científica como Gadonça, Jaguatirica, Papagaio-verdadeiro, Herpetofauna e Arara-azul. Esta é uma fazenda produtiva no Pantanal do Miranda. Possui três atividades econômicas, sendo a pecuária, agricultura de arroz irrigado e o turismo.


SAIBA MAIS SOBRE O PANTANAL

RECEBA NOSSAS NOTIFAÇÕES

Copyright © 2020 FAZ. SAN FRANCISCO. Todos os Direitos Reservados.